sexta-feira, 21 de setembro de 2012

I SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS

ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE TIMÓTEO
ALDEIA CACHOEIRINHA/MIRANDA-MS
                                                                                                     Autor do Texto : Celinho Belizário[1]



I SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS
POVO TERENA E POVO KINIKINAU
TERENOÉ YOKÓ KOINÚKUNAE [2]

Abertura do I Seminário Cacique Timóteo/Aldeia Cachoeirinha-Miranda/MS
"Povo Terena e Kinikainau no Mato Grosso do Sul/ foto: Autor/12.09.12"


             A Coordenação Pedagógica da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo e em consonância do projeto de planejamento do professor indígena Leosmar Antonio, organizaram o presente projeto de seminário. Foi pensado para criar espaço de dialogo entre os  jovens estudante Terena. Enfatizando que o dialogo no primeiro momento para a realização do seminário, foi possível pelo empenho, desempenho e compromisso dos alunos nas leituras e estudos organizados pelo professor da Disciplina de Questões Indígenas o qual esse projeto está vinculado. 
            A Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, localizada na Aldeia Cachoeirinha, no Município de Miranda, Estado de Mato Grosso do Sul, foi criada através do Decreto Estadual nº 12.063 de 20 de Março de 2006, publicado no D.O.E[3]. nº 6.692 de 21.03.2006. A Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, quando foi criada, não possuía prédio próprio, e oferecia suas atividades letivas em prédios improvisados, como: Posto Indígena(cedido pelo Cacique), Salão de Igreja Evangélica  Uniedas (cedido pelo pastor da igreja). Também, foi utilizado  uma Asssociação Indígena, denominada AITECA, esse era  alugada  e paga com recursos da direção da escola e professores. A comunidade indígena da Aldeia Cachoeirinha, reivindicou e fez pressão com abaixo assinado para que o prédio da escola  fosse construído. A pressão surtiu efeito e o prédio foi construído. A partir do segundo semestre do ano de 2009, mais precisamente, no dia 10 de Agosto, a escola foi, foi inaugurado.
            A Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, em seu projeto político pedagógico, traz  na pagina 31, no que se refere da Disciplina Questões Indígenas, elenca o objetivo da disciplina:
  • Conhecer, analisar e interpretar as legislações que tratam das questões indígenas;
  • Reconhecer  e aplicar os conhecimentos tradicionais e próprio da sua cultura, em prol da luta pela demarcação de terras;
  • Conhecer numa perspectiva histórica, o trabalho desenvolvido pelas organizações governamentais e não governamentais no que se refere as questões indígenas, fazendo uma analise critica do mesmo.
            Portanto, a escola assim concebida deve ter o papel de propor espaço de busca, construção, dialogo e confronto, prazer, desfio, angustia, conquista de espaço, descoberta de diferentes possibilidades de expressão e linguagens, aventura, organização cidadã, protagonizar e reescrever a sua própria ou a historia de um povo, tudo isso, é uma política de todo o processo educativo. Essa construção ou reconstrução de conhecimento epistemológico, requer posicionamento do professor. É inegável que é mais pratico ou mais fácil, repetir o conhecimento contido nos livros didáticos. Muitos mais difícil, estabelecer um dialogo entre o que é dito nos livros didáticos como conhecimento epistemológico, ou seja, a ciência, que as vezes é considerado como único e acabado. O presente trabalho vem apresentar as novas proposta pedagógicas para uma educação escolar indígena. Importante ressaltar que o corpo docente é indígena. Também, o professor convidado é indígena, mestre em antropologia/PUC-SP.
Para a realização do I seminário, importante destacar, a relevância da proposta do professor e, também, o compromisso assumido pelos alunos para elaborar esse trabalho. Os momentos que antecederam até a chegada do dia da realização do seminário foram de muita inquietação e olhares preocupados dos alunos. Para todos eles, era a  primeira apresentação em público, ou seja, serem ouvidos  pelas pessoas ali presente. Esse foi um dos objetivos dessa pesquisa, compartilhar e dialogar o conhecimento adquirido através de pesquisas nos livros e fazer o encontro desse conhecimento com o contexto da realidade da comunidade e dos próprios alunos indígenas.
A apresentação e realização do seminário aconteceram no espaço da Comunidade Evangélica El Shaday, localizado na Aldeia Cachoeirinha ao lado da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo.  Todos os alunos do Ensino Médio da escola local da pesquisa estavam ali presentes para ouvir e anotar as falas dos colegas que ali estavam como seminaristas. Foi muito importante a posição dos alunos diante do publico. Postura que demonstrou que fizeram leitura e interpretações dos livros que falava sobre os Terena e Kinikinau. Foram escolhidas as duas etnias por serem e terem  costumes e características quase semelhante.
Para acompanhar e enriquecer a discussão foi convidado pela Coordenação pedagógica da Escola o professor Mestre Paulo Baltazar/pesquisador da temática sobre os Terena. Ele que é originário da aldeia Bananal, município de Aquidauana. Fez mestrado na PUC-SP.  O professor convidado enfatizou que na época passada alunos não tinham incentivos e condição para dedicar integralmente nos estudos. Não tinha bolsas de auxílios, uniforme e outros materiais para estudar, citou até como exemplo os uniformes que os alunos no momento estavam usando, chamando de azulão já que o mesmo era de cor azul. Reforçando que essas condições devem ser aproveitados, destacou o professor. Professor Leosmar, responsável pela disciplina de Questões Indígenas, na Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, na Turma do Ensino Médio da sala do 2º “A”, ressaltou relevância e importância da presença e participação do professor Mestre Paulo Baltazar, sendo neste aspecto considerado, o professor além do vasto conhecimento no assunto adquirido nas universidades, corrobora também com isso, ser  pertencente da etnia Terena.
Apresentação seguiu a seguinte cronograma:

Aluna Cleidilmara Xavier/apresentando a pesquisa sobre os Terena
Foto/Autor//12.09.12
-Cleidilmara Pires Xavier, aluna do 2º A, apresentou o povo Terena.  Começou com a seguinte fala perguntando: De onde surgiu o Povo Terena? Quem já ouviu falar da lenda da origem do Povo Terena? Já ouviram falar do Orekayuvakaé?. Foi momento de silencio entre o publico participante, ansioso para ouvirem a apresentação. A apresentação foi feito em slide, utilizando data show e um notbook. Também, foi utilizado caixa de som e microfone. O slide está em anexo a esta publicação.
Em seguida a aluna Mariella, indagou aos participantes quantos Terena tem no Estado de Mato Grosso do Sul?  Depois continuou abordando que os Terena, kinikinau e outros povos indígenas no Brasil, estão passando por mudança, desde o modo de viver, vestir, pensar, falar e principalmente em se organizar! Os Terena estão mudando de hábito! Visto que essas mudanças de habito, nos trouxe até aqui apresentando o nosso trabalho de pesquisa, disse a aluna Mariella. O aluno Jailson Antonio, comentou a importância da escola na comunidade e também, destacou o papel fundamental dos professores indígenas pesquisadores participarem da formação das novas gerações de pessoas que querem e precisam estudar. Os alunos na sua apresentação falaram mostrou a "lenda da origem dos Terena/Orekayuvakaé"

Professor falando no seminario
Foto/Autor//12.09.12
Após a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos da turma do 2º Ano do Ensino Médio, foi a vez do professor Msc.Paulo Baltazar, fazendo comentário e enriquecendo a apresentação. Começo elogiando os alunos(as) e achou falta da participação dos meninos nesse seminário, já que as meninas dominaram a apresentação. Falou sobre um mapa que estava sendo apresentado durante esse seminário, o presente mapa conforme professor Paulo, era de 1907. O mapa foi construído pelo Serviço de Proteção aos Índios – SPI, cuja idéia era integrar os índios a demais sociedade brasileira. Tias fatos e matérias utilizados ainda nas escola, principalmente na área de ciência sócias, requer momento de analise e elaboração de novas proposta pedagógicas para servir de subsidio para as escolas indígenas. O momento é isso, envolver alunos, professores, comunidades e liderança indígena. Apresentação como esta, oportuniza a pessoa construir assumir compromisso e colaborar com a melhoria da sociedade indígena.  Construindo sociedade intelectual e formando novas gerações de pessoas que pode ir além de uma simples conclusão de ensino médio. Chegar na faculdade já com certo grau de conhecimento sobre a pesquisa.  
No seminário estavam presente os acadêmicos da área de ciências da natureza, no momento cursando o quarto período da licenciatura Intercultural povos do Pantanal, pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana. São os acadêmicos Nercy Julio e Odilson Canale, ambos da aldeia Cachoeirinha. Estão no Estagio Supervisionado a área de ciências da natureza. Portanto, conclui-se que o objetivo principal do seminário foi atingido. Os alunos pesquisar e apresentar a pesquisa para os demais membros da comunidade educativa da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo! Esse foi à primeira discussão organizada e apresentada pelos alunos indígenas! Excelente trabalho e apresentação bem organizado!
Professores Terena com os alunos que organizaram e apresentaram o seminario.
                                               Foto: Autor//12.09.12



[1] - Coordenador da Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa . Coordenador da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo/Aldeia Cachoeirinha- Miranda/MS. Supervisor do Programa de Bolsas Iniciação à Docência: PIBID/UFMS. Professor do Curso de Licenciatura Intercultural Povos do Pantanal/UFMS-Campus de Aquidauana-MS.  


[2] - Terenoé yoko Koinúkunae: Em língua portuguesa significa – Os Terena e Kinikinau.

[3]  - D.O.E/ Diário Oficial do Estado.

4 comentários:

  1. Celinho! Parabéns pelo texto e pela publicação! Fiquei mto feliz em saber das novidades e triste por não poder estar presente. Desejo um ótimo trabalho a todos vcs!
    Gde Abraço!
    Rafael

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  2. Ótimo texto Celinho, parabéns! Que bom saber de notícias tão boas! Excelente iniciativa, os professores e alunos estão de parabéns! Um grande abraço, saudades, Carol.

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    1. Acho interessante esses momentos de escrver! Silencio e concentrção total!Pra depois alguém ler e tirar suas conclusoes! Obrigado pelas palavras!

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