quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Educação e Ensino para o Transito


Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo/Aldeia Cachoeirinha

Miranda – Estado de Mato Grosso do Sul

Educação e Ensino para o  trânsito


                                 Palestrante:  Marco Antonio Momesso de Carvalho  e    Maria do S. Alves        
                                                                     Foto: Celinho Belizario/26.09.12

A Promoção da Educação e Ensino para o trânsito nas escolas de ensino regular é também umas propostas da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo. A proposta da escola nesse sentido tem saído à organização de atividades educativas para os alunos e toda comunidade educativa. Fator que merece ser destacado é o compromisso dos professores necessário diante das demandas e novas formas de fazer a educação. Nesse novo desafio de levar e elevar a educação a todos, muito importante trabalhar considerar a democracia participativa, sendo esse lema, para a sociedade atual, ele deve estar articulada e atrelada entre o papel da escola e compromisso que cabe a sociedade assumir.
        A Escola Estadual Indígena Cacique vem com essa proposta de trabalho, trazer essas discussões e propor momento de encontro entre os alunos e todo do o corpo docente na temática da  Educação e Ensino pra ao Transito. A temática é muita complexa, está presente em cada momento das pessoas, seja ela pedestre, ciclista, motoqueiro, motorista ou qualquer condutor de veiculo motorizado. Portanto, não resta duvida que a escola atualmente  requer além do comprometimento dos professores, também, buscar alternativas para que a sociedade possa estar informado e que possa participar das atividades escolares nesse sentido. Considerando, que os jovens que cursam o ensino médio são indivíduos usuários do meio espacial da comunidade em estão inserido, como motorista ou pedestre. Nessa comunidade, onde está localizada a escola, é grande o fluxo de carro, moto, ônibus, caminhões e outros veículos que trafegam na rua ou na estrada que liga a aldeia para o município de Miranda. Vale ressaltar, que nessa comunidade, um dos objetivos da escola é informar, orientar, capacitar para  conscientizar a sociedade sobre o ato de conduzir veiculo, respeitar os sinais transito já que o transito precisa da participação de todos, unidos pela vida. Nesse aspecto, com o aumento da população, também, aumentam as pessoas que utilizam ou adquirirem veiculo motorizado.

                                                         Professores acompanhando a palestra

             É grande o desafio da escola  na atualidade, já que  atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passou a vigorar no início de 1998. Embora o CTB – pela primeira vez na história da legislação de trânsito no Brasil – traga um capítulo específico voltado à educação para o trânsito. É importante esclarecer que o Artigo 76 não apresenta a educação de trânsito como nova disciplina escolar, mas como proposta interdisciplinar às áreas curriculares. O parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), após consulta do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), também se mostrou desfavorável ao acréscimo de uma nova disciplina à base curricular nacional comum. Portanto, qualquer discussão sobre trânsito como disciplina a ser adotada pelas escolas de forma compulsória é improcedente. Entretanto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe que cada sistema de ensino e estabelecimento escolar poderá complementar o currículo por meio de uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Sendo assim, compete às escolas – com autonomia para tanto – eleger quais os temas relevantes a serem incluídos na parte diversificada de seu currículo. E o trânsito, sem dúvida, deve ser compreendido como tema de fundamental importância a ser trabalhado pelas escolas. No contexto dessa comunidade, também existem número de acidentes com vítimas lesionados e em alguns casos fatais, vitimas de atropelamento de indígenas dessa aldeia. Existem casos de mortes por atropelamento envolvendo indígenas dessa comunidade, embora, ocorre fora da aldeia que resultaram em morte, 
A escola convidou para palestrar, Marco Antonio Momesso de Carvalho/ Diretor Municipal de Transito e Transporte/Município de Miranda-MS. É também, Maria do S. Alves/Instrutora de Transito/CFC Bodoquena/Miranda-MS. As falas enfatizaram a importância de formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres no trânsito; pessoas comprometidas com a sua segurança e, sobretudo, com a segurança do outro. Ressaltaram, portanto, trabalhar com o tema trânsito nas escolas exige, acima de tudo, o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes éticas e cidadãs no espaço público.
        O Diretor Municipal de Transito e Transporte/Município de Miranda-MS informou sobre uma atividade para os alunos do ensino médio; durante os dois últimos anos, em que a escola pode estar buscando  aos órgãos competentes do transito, Auto Escola. Cujo objetivo é preparar o aluno para ser condutor de veiculo motorizado.   A carga horária referente a cada conteúdo ministrado deve obedecer à proporcionalidade da carga horária estabelecida pelo órgão competente do transito. O (a) candidato (a) à habilitação deve submeter-se à avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, curso teórico-técnico, exame teórico-técnico, curso de prática de direção veicular e exame de prática de direção veicular. O(A) candidato(a) que possuir o certificado emitido pela escola, autenticado no DETRAN, deverá abrir seu processo de habilitação normalmente, submetendo-se à avaliação psicológica e ao exame de aptidão física e mental. Entretanto, não será necessária a realização do curso teórico-técnico, uma vez que já freqüentou as aulas no ensino médio. Sendo assim, o (a) candidato (a) pode se dirigir ao DETRAN para realização do exame teórico-técnico. No caso de reprovação, deverá obrigatoriamente realizar o curso teórico técnico, ressaltou o diretor municipal de transito e Transporte/Município de Miranda-MS
            Professor José Roberto dos Santos/ Diretor da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, agradeceu os palestrante, que conseguiram mostrar a importância e o compromisso que cada um tem no transito seguro e correto. A palestra foi organizada pela professora Eliane Lúcia da Silva/ Disciplina de Língua Portuguesa e Literatura/Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo/Aldeia Cachoeirinha – Miranda/MS.   Um dos objetivos da escola com essa palestra foi atingido. Levar a informação para todos os usuários do transito, serem informados sobre os seus direitos e principalmente seus deveres enquanto cidadão. Portanto, o presente mecanismo utilizado pela escola que foi a palestra dos profissionais especializadas na área de educação e orientação para o transito, conseguiu atingir o objetivo traçado! Informação para a Educação no Transito, respeitando o direito do outro para ser respeitado e evitando  acidentes, multas e infração como as leis brasileiras! A atividade foi realizado na Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo como os alunos do Ensino Médio regular!


<!--[if !supportFootnotes]-->

<!--[endif]-->
<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]--> - Autor do Texto. Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo/Aldeia Cachoeirinha – Miranda/MS.
<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]--> - Aldeia Cachoeirinha, onde está localizada a Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo. Fica distante 12 quilometro do município de Miranda-MS.
<!--[if !supportFootnotes]-->[3]<!--[endif]--> - Nome da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo. Em homenagem ao  grande líder da aldeia Cachoeirinha que foi conhecido como capitão José Timóteo.   

Um comentário:

  1. Mas gente quantas informações boas!. Agora a gente pode saber as coisas que estão acontecendo aí, enquanto não podemos aparecer, E espero que seja em breve nossa próxima visita...um grande abraço.

    Paola

    ResponderExcluir